Lançado apelo de US$ 1 mil milhão para projetos de água em Darfur

Fonte: Rádio ONU

Por Daniela Gross

Família em Darfur

As Nações Unidas e o governno do Sudão pretendem arrecadar o montante para desenvolver 65 projetos de sistema de água nos próximos seis anos; para a ONU, a falta de água é diretamente ligada às raízes do conflito em Darfur.

Um apelo para arrecadar US$ 1 mil milhão para  desenvolver 65 projetos de abastecimento de água para a região sudanesa de Darfur foi lançado durante um evento internacional concluído, esta terça-feira, na capital  sudanesa, Cartum.

A Conferência Internacional da Água, promovida pelas Nações Unidas no Sudão, reuniu representantes da ONU, do governo, ONGs, acadêmicos e diversos especialistas na área.

Doadores
Vários potenciais doadores, incluindo a Liga Árabe, a Turquia, o Japão, o Banco Africano de Desenvolvimento, a ONU e o governo sudanês comprometeram-se em fornecer ajuda logística e financeira aos projetos, a serem implementados nos próximos seis anos.

O objetivo do encontro foi discutir questões de gestão dos recursos hídricos em Darfur, uma região com problemas de seca e a braços com um conflito iniciado, em 2003.

Competição pela Água
Para a ONU, entre as causas dos confrontos estão questões ambientais, como a ocorrência de secas que exarcebaram a competição pela água e tornaram a vida na região ainda mais difícil.

A intenção é estabelecer um sistema de gestão e distribuição de água, “que paralelamente às discussões na esfera política, possa resultar no alcance de uma paz duradoura.”

Desenvolvimento

Especialistas e líderes presentes na conferência alertaram que o desenvolvimento do setor das águas em Darfur “deve começar imediatamente, e se não pode esperar por um situação livre de risco ou um acordo de paz definitivo.”

A ONU estima que o conflito em Darfur já tenha feito 300 mil mortos e 2,7 milhões de desalojados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: