Nações Unidas denunciam estupros em massa no Congo

Fonte: AFP

(2008) Mulher violentada descansa em um hospital de Goma (Foto: Roberto Schmidt/ AFP, File)

Tropas sob o comando de um ex-combatente rebelde estupraram 121 mulheres na região de Kivu, no Sul da República Democrática do Congo (RDC), entre 11 e 13 de junho, disse nesta sexta-feira um porta-voz da ONU.

“De acordo com as entrevistas dadas ao pessoal médico, as autoridades locais e as supostas vítimas, as tropas estupraram 121 mulheres. Também foram feitos saques”, disse o porta-voz adjunto Farhan Haq em coletiva em Nova York.

A informação foi recolhida pelos membros de uma missão da ONU e pelo pessoal da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Espera-se que uma segunda missão seja feita em Niakele nos próximos dias, completou o porta-voz.

Pouco depois dos ataques sexuais, o advogado Jean-Marie Ngoma disse que o coronel Niragire Kifaru e os cerca de 200 soldados sob seu comando foram os responsáveis.

O coronel Vianney Kazarama, porta-voz das forças armadas da República Democrática do Congo (Fardc) no sul de Kivu, tinha negado anteriormente que o coronel Kifaru estivesse envolvido nos estupros.

Kazarama admitiu que Kifaru tinha desertado e “se isolado na selva, porque queria que as tropas (que tinham sido integradas ao exército regular) fossem levadas em conta, porque não tinham água nem nada para comer”.

Kifaru é um ex-membro da milícia tribal Mai Mai que se incorporou ao exército nacional.

A ONU, grupos de direitos humanos e governos estrangeiros denunciaram a impunidade dos crimes atrozes cometidos pelos soldados na RDC.

Margot Wallstrom, representante especial das Nações Unidas na luta contra a violência sexual nos conflitos, no passado se referiu à RDC como “capital do estupro” do mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: