ONU, comissionada valida direitos humanos no México

Fonte: Prensa Latina

A alta comissionada para os Direitos Humanos da ONU, Navy Pillay, contínua hoje sua visita ao estado de Oaxaca, como parte de sua turnê oficial ao México para validar os avanços atingidos pelas instituições do país, encarregadas de promover e defender os direitos humanos.

A diplomata abrirá nesta segunda-feira o Foro de Povos Indígenas, o qual se propõe fazer um diagnóstico da situação dos direitos indígenas e afro-descendentes em Oaxaca, cujos acordos se lhe entregarão à funcionaria da ONU.

Mais tarde assinará o convênio Por um Oaxaca a favor dos Direitos Humanos e a Não Discriminação” com o titular do Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação, Ricardo Bucio, e com o governador do estado, Gabino Cué Monteagudo.

Pillay visitou na tarde do domingo a comunidade de Teotitlán del Valle, a uns 30 quilômetros ao leste da capital oaxaquenha, e reuniu-se com as autoridades municipais encabeçadas por Víctor Sosa Mendoza.

Até 9 de julho próximo, a alta comissionada apreciará os desafios do governo mexicano em termos de direitos humanos, segundo comunicado da Secretaria de Governação .

A comissionada chega ao país no meio de amplos debates sobre a violência e o passo de migrantes centro- americanos por território mexicano, temas envolvidos a contínuas denúncias de violações de direitos humanos.

A visita de Pillay coincide com o desaparecimento em massa, ainda não confirmada pelas autoridades, a mais de uma centena de indocumentados em Veracruz, fato amplamente denunciado pelo ativista humanitário Alejandro Solalinde, encarregado de um aluguer para migrantes em Oaxaca.

De acordo com a chancelaria mexicana, a Alta Comissionada das Nações Unidas para os Direitos Humanos se reunirá com o presidente, Felipe Calderón, com quem falará sobre diversos assuntos, entre eles a situação dos direitos humanos no combate ao narcotráfico.

Outros pontos que serão tratados são os direitos humanos dos imigrantes, tanto mexicanos como centro- americanos, o acesso à justiça e os direitos dos povos indígenas.

Navy Pillay também se encontrará com os titulares do gabinete de segurança entre outros secretários de Estado, legisladores e diversos setores do país, incluídas organizações da sociedade civil.

Igual sustentará uma reunião para validar a vigência dos direitos econômicos, sociais e culturais e o cumprimento no México dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: