Fida quer ação concertada contra emergência na África Oriental

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane

10 milhões de pessoas enfrentam carências alimentares devido à seca

Agência defende esforço coletivo e concertado para conter seca prolongada; Mais de 10 milhões de pessoas enfrentam carências alimentares.

Ações coletivas e concertadas são urgentemente necessárias para evitar a emergência de uma crise de grandes proporções na África Oriental, apontou um oficial das Nações Unidas. Cerca de 10 milhões de pessoas enfrentam carências alimentares devido à seca prolongada na região.

O economista Geoffrey Livingston, gestor regional do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura, Fida, pediu um reforço de investimento agrícola e em produtores de pequena escala para aumentar a produção.

Preocupação
Em nota publicada em Roma, o funcionário integra o coro de vozes que manifestam a sua preocupação em torno da necessidade de alimentar milhões na África Oriental e na região do chifre do continente.

A Etiópia, Quênia, Somália, Uganda e Djibuti estão entre os países afetados pela seca, agravada pelos altos preços alimentares e conduz milhares de pessoas da região à fome e malnutrição.

Planejamento

A situação torna difícil o planejamento da época por parte de pastores e pequenos agricultores devido aos solos secos e pouco produtivos como resultado da perda de nutrientes, erosão e da lixiviação. Neste momento, vários agricultores são incapazes de produzir comida suficiente para si e para as suas famílias, alerta a nota.

Para reduzir os riscos, o Fida trabalha com agricultores da África Oriental em técnicas para expandir o acesso das águas das chuvas, apoio de programas de desflorestação e melhoria da gestão da fertilidade dos solos, apontou Livinsgtone.

Segundo defende, com apoio adequado, os produtores locais podem “não apenas ser agentes de crescimento econômico mas contribuintes vitais para melhorar a gestão, preservação e a crescente situação de escassez de recursos naturais no contexto das mudanças climáticas.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: