Noruega aumenta controles na fronteira com a Suécia

Fonte: AFP

Um ciclista passa por dois policiais de serviço em um dos postos da fronteira do espaço Schengen. (Foto: Michael Urban/ DDP, AFP)

Noruega, país membro do espaço Schengen, convenção entre países europeus sobre políticas de livre circulação de pessoas, aumentou recentemente os controles na fronteira com a Suécia, revelou nesta quarta-feira o ministro norueguês da Justiça, um dia depois da Dinamarca restabelecer o controle alfandegário.

O ministro Knut Storberget disse à AFP que a Noruega estava reforçando o orçamento da polícia alfandegária no condado fronteiriço de Oestfold, a leste de Oslo, para dificultar o trânsito de bens e pessoas e a imigração ilegal.

“Temos estabelecido controles muito fortes na fronteira de Svinesund (sul) e começamos um trabalho policial muito intenso na região, embora que não diretamente na fronteira”, explicou.

O ministro disse que as medidas “combatem a criminalidade e permitem a captura de imigrantes ilegais.”.

A Noruega não é um Estado membro da União Europeia, mas pertence ao espaço Schengen de livre circulação de bens e pessoas, integrado por 25 Estados.

“Tudo é compatível com o acordo Schengen”, garantiu Storberget.

“Da mesma maneira que fizeram os dinamarqueses, temos a possibilidade de fechar a estrada e obrigar a todos que passem pelos controles, mantendo a vigilância na fronteira”, acrescentou.

Na terça-feira, a Dinamarca destacou 50 agentes aduaneiros nas fronteiras com a Alemanha e a Suécia como parte de um projeto de reintrodução dos controles alfandegários gradativamente até 2014.

A medida unilateral da Dinamarca foi muito criticada na União Europeia, que considera que compromete a livre circulação de pessoas e bens no espaço Schengen.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: