ONU quer captar US$ 21 milhões para repatriamento de refugiados angolanos

Fonte: África 21 Digital

Cerca de 34 mil refugiados devem regressar ainda este ano e outros 26 mil em 2012.

Agências das Nações Unidas lançaram, terça-feira (12), um apelo conjunto para a captação de US$ 21 milhões de dólares destinados a apoiar o regresso de milhares de refugiados angolanos ao seu país, noticia a rádio ONU.

Com a iniciativa, o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, e a Organização Internacional para Migrações, OIM, esperam que mais 34 mil pessoas retornem a Angola, ainda este ano, e outros 26 mil em 2012.

Segundo a OIM, o maior número de retornados será proveniente da República Democrática do Congo (RD Congo). O país alberga atualmente mais de 111 mil refugiados angolanos.

Cerca de 10 anos após a guerra civil em Angola, e apesar de uma operação de repatriamento voluntário de larga escala ter encerrado em 2007, 146 mil refugiados angolanos continuam no Botsuana, República do Congo, na Namíbia e na Zâmbia.

Grande parte dos refugiados na RD Congo e na Zâmbia continuam a viver nos campos e a depender de assistência humanitária para sobreviver.

As agências alertam ainda que, no fim de 2011, os refugiados angolanos nos países de acolhimento deixarão ter o estatuto, e caso queiram permanecer, deverão fazê-lo como migrantes.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: