Guterres saúda abertura de novo acampamento de refugiados no Quênia

Fonte: África 21 Digital

O acampamento de Dadaab é considerado o maior do mundo atualmente.

O alto comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, saudou a decisão do Quênia de abrir um novo acampamento para aliviar o congestionamento do complexo de Dadaab. O fluxo de pessoas que fogem da seca e do conflito na Somália aumentou a população de refugiados para 440 mil, informa a rádio ONU.

Em cartas separadas para o primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, e o presidente Mwai Kibaki, Guterres elogia a decisão de permitir a abertura do acampamento e promete apoio contínuo do Alto Comissariado para Refugiados, ACNUR.

O campo de Ifo II será o quarto situado na província nortenha de Dadaab, perto da fronteira com a Somália. Criadas nos anos 90, as três antigas instalações – Dadaab, Dagahalei e Ifo – foram concebidas para acomodar 90 mil pessoas mas a população de refugiados tem aumentado devido à seca e continuação da violência na Somália.

Falando a jornalistas, em Genebra, o porta-voz do ACNUR, Adrian Edwards, disse que as novas intalações vão aliviar o congestionamento em Dadaab, que recebe diariamente cerca de 1,3 mil refugiados.

O ACNUR planejou fazer o transporte por via aérea, neste fim de semana, de tendas para o complexo de Dadaab, situado na província árida queniana. Mais de 60 mil pessoas chegaram à região, desde o princípio do ano, a partir da Somália.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: