Chefe do ACNUR encerra visita ao Brasil nesta quarta-feira, com coletiva

Fonte: ACNUR

O Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, encerra nesta quarta-feira (03/08/2011) sua segunda visita oficial ao Brasil com palestra na Universidade de Brasília (UnB), audiências no Congresso Nacional e entrevista coletiva no edifício-sede das Nações Unidas no Brasil.

A conferência “A diversidade do Refúgio” será realizada às 9hs, no Memorial Darcy Ribeiro (“Beijódromo”), no campus da UnB, com a participação do Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mário Lisboa Theodoro e do reitor da universidade, José Geraldo de Sousa Junior. A palestra ocorre no marco da Cátedra Nansen, uma homenagem ao norueguês Fridtjof Nansen – primeiro Alto Comissário para Refugiados da Liga das Nações. A Noruega será representada pelo Encarregado de Negócios da Embaixada da Noruega, Inge Nordang.

Guterres chegou ao Brasil na segunda-feira e já teve reuniões com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) e com os ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Maria do Rosário (Direitos Humanos). Também se encontrou com refugiados que vivem no Brasil e com o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Carlos Augusto Ayres Britto.

Nestas audiências, o chefe do ACNUR agradeceu o apoio do às operações da agência em todo o mundo e à proteção aos refugiados no país. Também vem debatendo temas relevantes do cenário humanitário internacional e discutindo maneiras de aprofundar a participação do Brasil na resposta às emergências causadas pelos conflitos atuais.

A entrevista coletiva para a imprensa será concedida às 14h30, na sala Sérgio Vieira de Mello no edifício sede da ONU em Brasília (SQSW 103/104 – Lote 01, Bloco D – Sudoeste).

AGENDA DA VISITA para 03 de agosto de 2011 (Quarta-feira)

● 9hs – Seminário Palestra Cátedra Nansen – “A Diversidade do Refúgio no Século XXI”
Local: Auditório Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília

● 11h30 – Audiência com Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia
Local: Câmara dos Deputados

● 12hs – Audiência com o Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Senador José Sarney, e com Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Senador Fernando Collor
Local: Senado Federal

● 12h30 – Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Local: Senado Federal

● 14h30 – Coletiva de Imprensa
Local: Sala Sérgio Vieira de Mello (Edifício Sede da ONU no Brasil)
ACNUR Brasil
Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 3044.5744
Fax: (61) 3044.5705
e-mail: informacao@unhcr.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: