UNICEF preocupado com centenas de mortes devido à malnutrição em Moçambique

Fonte: Rádio ONU

Por Manuel Matola

Desnutrição preocupa

Agência da ONU indica ocorrência de 700 óbitos  em menores de 5 anos este ano; situação atinge quase metado dos mais de 4 milhões de crianças.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, considerou preocupante o número de crianças moçambicanas menores de cinco anos que morreram por desnutrição crônica nos primeiros seis meses de 2011.

Segundo a agência da ONU, Moçambique registou 700 óbitos devido a problemas de saúde nutricional entre janeiro e junho.

Dados divulgados esta quinta-feira pelo UNICEF, indicam que cerca de 44% de mais de 4 milhões de crianças abaixo de cinco anos sofre de desnutrição crónica, uma percentagem considerada alta.

Internações
As Nações Unidas consideram aceitável que um país tenha uma taxa de no máximo 10%.

Falando à Rádio ONU, em Maputo, a especialista de Nutrição do Unicef em Moçambique, Sónia Khan, disse que, durante o primeiro semestre de 2011, perto de 6 mil crianças foram internadas nos hospitais moçambicanos. Destas, 700 perderam a vida por falta de uma alimentação adequada.

“Em relação aos dados de internamento, mostram que durante o primeiro semestre de 2011, foram internadas cerca de 6 mil crianças em todo o país e destas, registaram-se 700 óbitos, o que equivale a uma proporção de 11%. Esta percentagem de mortalidade por desnutrição aguda grave é bastante alta porque o nível aceitável é de 10%”, afirmou.

Khan indicou que desde finais do ano passado, o UNICEF apoiou Moçambique na formação de 200 profissionais de saúde que irão trabalhar em programas para reduzir as taxas de desnutrição aguda grave a longo prazo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: