Chefe do ACNUR faz apelo por segurança de estrangeiros na Líbia

Fonte: ACNUR

 

Trabalhadores imigrantes da África Sub-Sahariana sentam-se à beira-mar em Benghazi, no leste da Líbia (Foto: F. Noy/ ACNUR)

O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, fez hoje um apelo a todos os lados do conflito na Líbia para que seja garantida a segurança de milhares de estrangeiros que permanecem em Trípoli e em outras áreas do país.

“Milhares de cidadãos de outros países que vivem na Líbia estão sentindo medo e incerteza neste momento”, disse Guterres. “Temos visto em fases anteriores dessa crise que essas pessoas, especialmente os africanos, podem ser particularmente vulneráveis à hostilidade ou atos de vingança. É crucial que o direito humanitário prevaleça durante esses momentos de instabilidade, e que estrangeiros – inclusive refugiados e trabalhadores imigrantes- estejam total e devidamente protegidos de danos”, ressaltou o Alto Comissário da ONU para Refugiados.

Centenas de milhares de trabalhadores migrantes e pessoas em necessidades de proteção internacional fugiram da Líbia para países vizinhos ao longo da crise no país. No entanto, acredita-se que outras dezenas de milhares ainda permaneçam em Trípoli e outras áreas.

Pessoas da África Sub-Saaariana, em especial, têm sido perseguidas ou atacadas devido a rumores de que muitos deles seriam mercenários contratados para lutar na guerra, que eclodiu em fevereiro. Muitos arriscaram suas vidas para escapar da Líbia por mar, numa tentativa de chegar à Europa.

O ACNUR está presente na capital sitiada da Líbia, Trípoli, e no leste do país. As equipes do ACNUR também etão trabalhando nas fronteiras tunisiana e egípcia.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: