Proteção e subsistência críticas no Chifre da África, diz ONU

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane

Asha-Rose Migiro

Na Conferência de Doadores da União Africana para o Chifre da África, em Addis Abeba, vice-secretária-geral da ONU aponta necessidade de conter a propagação de doenças devido à crise.

A vice-secretária-geral da ONU, Asha-Rose Migiro, destacou as múltiplas facetas da crise alimentar no Chifre da África, incluindo a ameaça de alastramento de cólera e sarampo por toda a capital somali, Mogadíscio.

Discursando na conferência de doadores da União Africana, realizada esta quinta-feira, na capital etíope, Addis Abeba, ela apontou a necessidade de assegurar que as comunidades afetadas tenham meios para conter a propagação.

Insegurança
Tais incluem o acesso à água potável, medicamentos e materiais de higiene suficientes. A Somália é considerada a mais afetada pela insegurança alimentar que, segundo a ONU, já provocou a morte de dezenas de milhares de somalis e deixou outros cerca de 3,2 milhões em risco.

Migiro disse haver crise de proteção, com mulheres a enfrentar a ameaça de estupro em campos superlotados, crianças órfãs, perdidas e assustadas ou ainda refugiados raptados por grupos armados – durante a longa caminhada em busca de segurança.

Subsistência
Relativamente à subsistência, Migiro apontou para a venda de bens por milhares de famílias para se manterem vivas. Ela lembrou que pastores perderam animais e só podem sobreviver a futuros choques ambientais e econômicos se lhes for restituída a capacidade de resistir.

Migiro destacou a necessidade urgente de o Governo Federal de Transição do país, assolado por conflitos entre facções rivais, assumir os desafios de distribuição da ajuda alimentar e de serviços em áreas sob o seu controle.

À comunidade internacional a vice-secretária-geral pediu apoio total às autoridades interinas somalis de modo que possam exercer as suas responsabilidades de proteção aos civis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: