Número de desertores que fogem da Líbia para a Tunísia aumenta a cada momento

Fonte: Terra Brasil

O Exército tunisiano afirmou nesta sexta-feira que nas últimas 24 horas aumentou o número de desertores entre os grupos de combatentes fiéis ao coronel líbio Muammar Kadafi que fogem para a Tunísia, enquanto continuam os combates em duas localidades perto da fronteira entre os países. “Chegam por pistas de terra, atravessando o deserto do Saara”, assegurou uma fonte militar que quis manter o anonimato, citada pela agência oficial tunisiana TAP, que não deu detalhes do número de combatentes foragidos.

A fonte também comentou que continua o fluxo de civis que procuram refúgio na Tunísia, tanto por vias terrestres como marítimas, devido aos confrontos que continuam entre tropas gadafistas e os rebeldes nas localidades de Zuwara e Al Aliqan, próximas à fronteira. Segundo fontes militares, Zuwara, que fica a cerca de 60 km a leste do posto fronteiriço de Ras Jedir, ainda é controlada por brigadistas fiéis a Kadafi, que tem paradeiro desconhecido depois de Trípoli ser dominada pelos rebeldes.

Devido a esta situação, as fontes militares consideraram que a situação do posto de Ras Jedir “não esta clara”, embora tenham ficado convencidos de que o controle total do posto de fronteira por parte dos rebeldes “está próximo”. Ras Jedir está aberto unicamente do lado tunisiano da fronteira e só para casos de socorro humanitário ou atendimento a feridos, depois que passou a ficar sob poder exclusivo dos militares desde quinta-feira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: