Argélia impede 30 oficiais de Gaddafi de entrar no país, diz jornal

Fonte: R7

País vizinho teria negado asilo político a altos funcionários do regime do ditador

Autoridades da Argélia se negaram nesta semana a conceder asilo político à pelo menos 30 oficiais do regime do ditador líbio Muammar Gaddafi e os impediram de atravessar a fronteira, informou neste domingo (4) o jornal argelino El Jabar.

Entre os oficiais, estava um coronel que o periódico apresentou como “um homem próximo a Gaddafi” e que aparentemente era membro do gabinete do ditador em Trípoli. No entanto, o jornal não identificou nenhum dos homens.

Os oficiais chegaram à fronteira na quarta-feira (31) em um comboio de 12 veículos 4×4 e acompanhados de suas famílias e guarda-costas.

Uma delegação do grupo de foragidos negociou, sem sucesso, durante toda a quarta e a quinta-feira (1º) com autoridades dos serviços de segurança argelinos, mas tiveram sua entrada negada no país.

De acordo com o El Jabar, os oficiais foram impedidos de atravessar a fronteira e receber a condição de refugiados após as autoridades argelinas verificarem seus antecedentes criminais e ordens de prisão internacional.

Segundo o jornal, após dois dias de negociações o comboio deixou a fronteira e entrou novamente na Líbia, em direção desconhecida.

No dia 29 de julho o governo da Argélia autorizou a entrada da mulher de Gaddafi, Sofia, e de seus filhos Aníbal, Mohammed e Aisha no país.

A decisão não foi bem recebida pelo CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político dos rebeldes que derrubaram Gaddafi do poder, que acusou a Argélia de apoiar as forças do ditador.

Na quinta-feira passada a imprensa argelina noticiou que o país havia rejeitado a entrada de Gaddafi em seu território, inclusive afirmando que a ordem havia partido do presidente Abdelaziz Bouteflika.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: