Oito em cada dez refugiados somalis na Etiópia são crianças, aponta ACNUR

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane

Novo levantamento do ACNUR

Agência da ONU aponta que seis em cada 10 menores de cinco anos sofrem de desnutrição aguda, ressaltando a ocorrência de mais de duas mortes em cada 10 mil habitantes.

As crianças somalis são as maiores vítimas da crise de refugiados na região do Chifre da África, aponta um relatório do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, na Etiópia.

O mais recente levantamento sobre o influxo de refugiados no país a partir da Somália, indica que oito em cada 10 refugiados abrigados na região de Dollo Ado, no sudeste, são menores. O complexo, composto por quatro campos, acolhe cerca de 121 mil somalis.

Região de Fome

O ACNUR considera a situação no campo de Kobe a mais grave, onde as crianças compõem 88,6 % dos 25 mil habitantes.

Nesta segunda-feira, a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, anunciou que a fome se tinha alastrado para a região somali de Bay, uma das áreas mais produtivas da Somália.

Mortes
A região era responsável pela produção de 80% do sorgo da Somália, e foi considerada o celeiro do país. Atualmente, seis em cada 10 menores de cinco anos sofrem de desnutrição aguda e diariamente ocorrem mais de duas mortes a cada 10 mil habitantes.

Trata-se da sexta região onde a fome foi declarada, esperando-se que até 750 mil pessoas passem fome nos próximos quatro meses.

Agências humanitárias anunciaram o aumento do auxílio para cerca de quatro milhões de pessoas, mas espera-se que a situação de fome possa agravar nos próximos meses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: