Garantido apoio aos refugiados

Fonte: Jornal de Angola

Por Armando Sapalo

O  embaixador norte-americano afirmou, na quinta-feira, no Dundo, que Washington vai continuar a prestar ajuda financeira a Angola para minimizar carências por que passam alguns refugiados africanos que estão no país.

Cristopher MecMullen disse que, desde o fim do conflito armado em Angola, o governo norte-americano, através do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, disponibilizou cerca de 35 milhões de dólares no apoio humanitário a deslocados que estão em Angola.

O diplomata, que falava no final de uma visita à Lunda-Norte, onde verificou o atual momento social, político e econômico da região e estudou possíveis áreas de investimento, sublinhou que o financiamento também serviu para assegurar programas de educação e de alfabetização das mulheres e a sua reinserção social.

O embaixador reafirmou a disponibilidade do governo norte-americano em continuar a apoiar as autoridades angolanas na solução de problemas básicos das populações mais vulneráveis, em coordenação com as diferentes agências das Nações Unidas.

Cristopher MecMullen referiu que, desde 2003, os Estado Unidos disponibilizaram mais de cem milhões de dólares para assistência a projetos de desminagem e de combate às grandes endemias, sobretudo VIH/SIDA, malária e poliomielite, em todas as províncias angolanas.Os programas de apoio ao setor da saúde, referiu, constituem 75 por cento dos financiamentos dos Estados Unidos a Angola.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: