Avós da Praça de Maio recebem Prêmio Félix Houphouët-Boigny, da Unesco

Fonte: Rádio ONU

Por Anelise Borges

Desde 1977, as Avós de Praça de Maio trabalham para localizar as famílias das crianças "desaparecidas" durante a ditadura militar na Argentina

Agência mencionou ‘batalha incansável’ do grupo pelos direitos humanos,  paz, contra opressão, injustiça e impunidade.

Nesta quarta-feira, a Unesco está concedendo o Prêmio Félix Houphouët-Boigny à Associação Argentina das Avós da Praça de Maio, pela “batalha incansável que o grupo travou pelos direitos humanos e pela paz, contra a opressão, a injustiça e a impunidade”.

Desde 1977, as Avós de Praça de Maio trabalham para localizar as famílias das crianças “desaparecidas” durante a ditadura militar na Argentina. A Associação procura garantir que violações dos direitos das crianças, ocorridas na época, não se repitam, e exige o julgamento dos culpados.

Entidades

O Prêmio Félix Houphouët-Boigny Peace é destinado a indivíduos e entidades públicas ou privadas que tenham contribuído de forma significativa para a promoção, busca, salvaguarda ou manutenção da paz, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da Unesco.

Ele nasceu em 1989 com o objetivo de homenagear àqueles que contribuem para colocar em prática o preâmbulo da Constituição da Unesco, que afirma que: “como as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem ser construídas. ”

Entre outros laureados estão Henri Konan Bédié, ex-presidente da Cote d’Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agraciado em  2009.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: