Violência racial contra nigerianos preocupa Senado

Fonte: Jornal de Angola

A Câmara dos Representantes da Nigéria exortou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Olugbenga Ashiru, a apresentar as medidas tomadas para proteger os cidadãos nigerianos na Líbia.

Este pedido segue-se a uma moção apresentada pelo senador Abubakar Momoh sobre a guerra na Líbia e sobre a necessidade de evacuar os nigerianos ainda bloqueados naquele país do norte de África.

“Cerca de 200 nigerianos foram detidos e presos em celas subterrâneas e não têm acesso aos cuidados de saúde. Cabe-nos chamar a atenção do Governo sobre esta situação para que esses cidadãos possam ser retirados daquele país”, declarou o senador.

Acusados de serem mercenários ao serviço do então regime de Muamar Kadhafi, os negros originários da África Subsariana estão sendo massacrados na Líbia pelas tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT),”apesar dos esforços diplomáticos da Nigéria”, revelou a imprensa local.

Citando o coordenador da comunidade nigeriana na Líbia, Daramola Siji, o jornal “The Nation” fala em 25 nigerianos detidos em Tripoli só na terça-feira. “Estamos sem notícias deles. Rezamos para que não sejam executados como os outros trabalhadores imigrantes negros”, declarou Siji.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 1.200 trabalhadores migrantes africanos estão bloqueados numa cidade no sul do deserto líbio à espera de repatriamento.    

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: