Refugiados: aumentaram pedidos de asilo

Fonte: TVI24

Desde 1999, o Conselho Português para os Refugiados já alojou mais de 1500 requerentes de asilo e refugiados

Os pedidos de asilo em Portugal registaram um aumento de 15,11 por cento no ano passado face a 2009. Os pedidos ascenderam a 160, sendo que a maioria dos refugiados são oriundos da Guiné Conacri, Colômbia, Angola, Guiné-Bissau, e uma minoria da República Democrática do Congo, Irã e Rússia, avança o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), noticia a Lusa.

Do total dos 160 pedidos, 84 foram feitos no próprio país e 76 em postos de fronteira. A maioria é apresentado por homens.

O SEF indicou que em 2010 foram apresentados sete pedidos de asilo por menos desacompanhados, entre os 16 e os 17 anos, todos oriundos da Guiné Conacri.

Os dados registam seis estatutos de refugiado concedidos no ano passado a cidadãos de países africanos e asiáticos, duplicando o valor. Foram ainda concedidas, no âmbito da protecção internacional, 51 autorizações de residência por razões humanitárias e renovadas mais 69 como também renovados 39 títulos de refugiado.

Desconhecendo o número real de refugiados que residem em Portugal, o Conselho Português para os Refugiados (CPR) já alojou mais de 1500 requerentes de asilo e refugiados desde 1999.

Actualmente, no Centro de Acolhimento para Refugiados, na Bobadela, estão alojadas 65 pessoas, das quais 19 são crianças e nove são menores desacompanhados.

O CPR acolhe neste momento refugiados e requerentes de nacionalidades diferentes, como do Afeganistão, Bielorrússia, Colômbia, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Guiné Conacri, Irão e Iraque, devido aos conflitos que têm surgido ao longo dos últimos anos.

Os refugiados podem permanecer no Centro de Acolhimento durante de dois meses, mas o centro de Borbodela tem registado uma média de quatro meses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: