Cerimônia do ACNUR homenageia grupo humanitário do Iêmen e Angelina Jolie

Fonte: ACNUR Brasil

 

O fundador da SHS, Nasser Salim Ali Al-Hamairy, durante seu discurso após receber o Prêmio Nansen, à presença da Embaixadora da Boa Vontade Angelina Jolie e do Alto Comissário António Guterres. (Foto: J.Tanner/ ACNUR)

Na noite de ontem, a Agência da ONU para Refugiados homenageou a premiada atriz americana Angelina Jolie e o grupo humanitário iemenita Sociedade para Solidariedade Humanitária (Society for Humanitarian Solidarity) pelo brilhante trabalho realizado com refugiados ao longo dos anos.

Perante um público de 200 pessoas (oficiais do governo, diplomatas, doadores e trabalhadores humanitários), o fundador e da SHS – representando uma equipe de 290 pessoas – recebeu o prestigiado Prêmio Nansen pela ajuda humanitária a dezenas de milhares de pessoas que chegam à costa do Iêmen vindos do Chifre da África. Jolie, por sua vez, foi homenageada pelo seu 10º aniversário como Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, enquanto

“Este prêmio motivou-nos a aumentar nossos esforços para ajudar quem se encontra em necessidade”, disse o fundador do SHS, Nasser Salim Ali Al-Hamairy. Ele recebeu a Medalha Nansen das mãos de Jolie e do Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres. A SHS é uma organização humanitária não-governamental que apóia, desde 1995, as pessoas que se valem de contrabandistas para deixar o Chifre da África e cruzar o Golfo de Aden em busca de proteção e ajuda.

Ao ser homenageada, Jolie disse ser “uma honra trabalhar em nome dos refugiados” e afirmou estar “ansiosa pelos próximos 10 anos”.  “Sou extremamente grata às muitas famílias de refugiados com quem tive a honra e o privilégio de conhecer nos últimos anos. Aprendi muito com eles. Aprendi a ser uma pessoa melhor, uma mãe melhor”, disse Jolie. “Eles inspiraram-me ao mostrar uma força indestrutível do espírito humano”, acrescentou a atriz.

Na cerimônia, o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, afirmou que Jolie é “a melhor dos Embaixadores da Boa Vontade do mundo humanitário”. A atriz visitou quase 30 países como embaixadora da Boa Vontade do ACNUR na última década, incluindo Afeganistão, Tunísia, Turquia, Malta e Itália – somente este ano.

No Iêmen, onde a SHS atua, mais de 60 mil pessoas já atravessaram neste ano o Golfo do Aden em direção ao país. Estima-se que ao menos 120 pessoas morreram afogadas ao fazer a travessia. Os funcionários da organização trabalham sob pressão para monitorar um terço da costa do Iêmen, resgatando sobreviventes, fornecendo ajuda emergencial e, frequentemente, enterrando aqueles que morrem no trajeto.

“A SHS realmente merece o reconhecimento da comunidade internacional”, acrescentou Guterres. “Os funcionários da SHS frequentemente arriscam suas vidas para salvar as de outras pessoas” disse Angelina Jolie, que considerou “extraordinária” a assistência humanitária prestada pela organização.

O músico colombiano Juanes também participou do tributo, ao apresentar duas canções que o tornaram famoso na América do Sul. O ganhador do Grammy tem ajudado na conscientização sobre o sofrimento de centenas de milhares de pessoas afetadas pelo deslocamento forçado em seu país, incluindo os indígenas. A banda somali Sweet Rush também se apresentou.

O Prêmio Nansen foi criado em 1954 em homenagem a Fridjof Nansen, explorador norueguês, cientista, diplomata e político, que em 1920 tornou-se o primeiro Alto Comissário para Refugiados.

Entre os ganhadores das edições anteriores estão: Eleanor Roosevelt, Julius Nyerere, o Rei Juan Carlos I da Espanha, Graça Machel, Luciano Pavarotti, a fotógrafa Alixandra Fazzina, e o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. Organizações humanitárias e parceiras do ACNUR também já foram premiadas, como o Movimento das Sociedades da Cruz Vermelha, os Médicos sem Fronteiras, Handicap International e UN Volunteers.

O evento de segunda-feira teve o apoio dos governos suiço e norueguês, Cantão de Genebra, a cidade de Genebra, a fundação IKEA e o Conselho dos Refugiados da Noruega, que também ajudou a organizar a cerimônia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: