Grupo darfuriano assume compromisso sobre crianças-soldado

Fonte: Rádio ONU

Por Mônica Villela Grayley

Medida foi saudada pela ONU

Liderança Histórica do Exército de Libertação do Sudão afirma ter 120 crianças na situação; acordo foi firmado com a Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana, Unamid.

Um grupo armado da região sudanesa de Darfur concordou em parar de recrutar crianças-soldado para as suas fileiras, anunciou a Missão Conjunta da ONU e da União Africana em Darfur, Unamid.

O grupo, Liderança Histórica do Exército de Libertação do Sudão, entregou um plano de ação ao chefe da Unamid, Ibrahim Gambari, no último dia 25, no qual promete suspender o uso de crianças-soldado.

Participação de Menores
A medida está de acordo com a Resolução do Conselho de Segurança que proíbe a participação de menores em conflitos armados.

O líder da facção em Darfur, Usman Musa, deu ordens para que todos os ataques a escolas e hospitais sejam proibidos. Ele pediu igualmente o fim de “todo e qualquer comportamento que leve à violência contra crianças, incluindo abusos sexuais e casamentos forçados.”

Busca de Abrigo

Ao assinar o acordo, Musa disse que seu grupo não recruta crianças, de forma sistemática, mas que muitas teriam perdido familiares no conflito e procurado abrigo na facção. Ele afirmou ter 120 crianças na situação.

A notícia foi bem recebida pela representante especial do Secretário-Geral para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy.

De acordo com um relatório da ONU, pelo menos 15 grupos armados incluem crianças. Entre 2009 e Fevereiro deste ano, a Comissão de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração das Nações Unidas para o Norte do Sudão registrou 1041 antigas crianças-soldado em Darfur.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: