Brasília sedia exposição da ONU sobre refugiados

Fonte: G1

Obras de artistas refugiados que estarão em exposição em Brasília a partir desta segunda (10) (Foto: Divulgação)

Trabalhos de 17 artistas plásticos serão expostos desta segunda até o dia 30. Evento acontece no edifício-sede da Caixa Econômica, com entrada franca.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) promove a partir desta segunda-feira (10), no edifício-sede da Caixa Econômica, em Brasília, a exposição “Arte e Refúgio no Brasil”. A mostra apresenta trabalhos de 17 artistas plásticos refugiados e brasileiros. A mostra tem entrada franca e vai até o dia 30 de outubro.

O evento tem ainda o patrocínio da embaixada da Noruega, que homenageia o 150º aniversário de nascimento de Fridtjof Nansen, o primeiro Alto Comissário para Refugiados da Liga das Nações. Nansen fez parte da delegação norueguesa na Liga, que mais tarde viria a dar lugar à ONU.

Escultura produzida por refugiado que vai estar exposta na Caixa Econômica em Brasília (Foto: Divulgação)

O norueguês foi responsável pela repatriação de cerca de 450 mil prisioneiros de 26 países após o fim da I Guerra Mundial. Em 1921, ele foi nomeado o primeiro Alto Comissário para Refugiados. Os esforços de Nansen em favor dos refugiados valheu-lhe o premio Nobel da Paz de 1922.

A exposição celebra ainda os 60 anos da Convenção de 1951 sobre o Estatuto do Refugiado e o 50º aniversário da Convenção de 1961 sobre Redução de Apatridia.

“A exposição evidenciará a solidariedade da sociedade brasileira, num ano turbulento que testemunha uma quantidade significativa de novos conflitos em meio a lutas antigas que perduram”, disse o representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramires. “É também uma mostra eloquente da resiliência e talento dos refugiados.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: