UE pede transição política no Iêmen

Fonte: AFP

 

Saleh voltou ao Iêmen no dia 23 de setembro após mais de três meses de ausência (AFP)

A União Europeia, preocupada pela “deterioração da situação humanitária” no Iêmen, convocou nesta segunda-feira o regime do presidente Ali Abdullah Saleh a iniciar de maneira urgente uma “transição política ordenada”.

“A União Europeia segue muito preocupada pela dramática deterioração da situação humanitária, inclusive dos refugiados”, afirma o comunicado divulgado em Luxemburgo após uma reunião dos 27 ministros das Relações Exteriores europeus.

A situação política está estagnada no Iêmen, onde Saleh voltou no dia 23 de setembro após mais de três meses de ausência. O presidente se encontrava na Arábia Saudita, onde foi tratado pelos ferimentos sofridos durante um ataque no dia 3 de junho contra seu palácio em Sanaa.

“Após o regresso do presidente Saleh, no dia 23 de setembro, a UE convoca o presidente a assinar o quanto antes e sem condições” o plano das monarquias árabes do Golfo para entregar o poder à oposição, afirmaram os chefes da diplomacia europeia.

“A situação humanitária agravou-se devido a este estancamento” político, segundo o comunicado.

O presidente iemenita disse no sábado que está disposto a sair do poder, embora com condições, o que foi rejeitado por seus opositores, que veem nisso uma manobra dilatória.

“Não quero o poder, e o abandonarei nos próximos dias”, disse em um discurso transmitido pela imprensa oficial. Um movimento de protesto popular pede sua saída desde meados de janeiro.

O presidente iemenita, no poder há 33 anos, afirmou várias vezes que está disposto a transferir o poder e a assinar o plano das monarquias árabes do Golfo, mas até agora não cumpriu sua promessa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: