Grã-Bretanha quer endurecer restrições a imigrantes

Fonte: Reuters Brasil

Por Keith Weir

Premiê britânico, David Cameron, realiza discurso sobre imigração no Instituto para o Governo de Londres. A Grã-Bretanha planeja endurecer as restrições sobre a imigração para reduzir o número de pessoas que o país absorve a cada ano para dezenas de milhares, afirmou Cameron nesta segunda-feira, em uma mensagem que deve agradar a ala direita de seu partido.10/10/2011 (Foto: Oli Scarff/ Reuters)

A Grã-Bretanha planeja endurecer as restrições sobre a imigração para reduzir o número de pessoas que o país absorve a cada ano para dezenas de milhares, afirmou o primeiro-ministro David Cameron, nesta segunda-feira, em uma mensagem que deve agradar a ala direita de seu partido.

Cameron quer assegurar que os futuros imigrantes tenham dinheiro suficiente para evitar depender do sistema de bem-estar social abrangente do país e que os empregos criados reduzam a taxa de desemprego ao invés de irem para estrangeiros.

Em discurso a líderes empresariais, Cameron afirmou que queria “atrair os mais brilhantes e os melhores para a Grã-Bretanha”, mas estava de olho nos abusos do sistema, tais como casamentos falsos e forçados e vistos concedidos para vagas em faculdades falsas.

“A imigração excessiva também traz pressão… pressão sobre nossas escolas, moradias e cuidados com saúde”, disse ele.

O Partido Conservador, de Cameron, quer reduzir a imigração de mais de 200 mil pessoas por ano para algumas dezenas de milhares, o que seus líderes argumentam ser mais administrável.

A diminuição da imigração é vista como uma forma de amenizar a pressão sobre os recursos públicos no momento em que a coalizão liderada pelos conservadores está promovendo cortes profundos nos gastos públicos.

A política é bem recebida pela ala direita do partido, mas causou fricção ente os Democratas Liberais, o parceiro menor da coalizão.

A Grã-Bretanha tem uma grande população de imigrantes vindos de antigas colônias no subcontinente indiano, África e Caribe. Mais recentemente, várias pessoas chegaram de nações europeias que não estão sujeitas a restrições, como a Polônia.

Todos os três principais partidos políticos consideram a imigração uma questão difícil.

Cameron pediu que os britânicos denunciem supostos imigrantes ilegais para as autoridades. “Juntos, vamos reivindicar nossas fronteiras e enviar os imigrantes ilegais para casa”, disse.

O governo quer assegurar que as pessoas que trazem seus parentes para a Grã-Bretanha possam dar suporte a eles, acrescentou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: