África regista aumento de deslocamentos forçados devido a conflitos

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane

Solicitações de refúgio aumentaram este ano

ACNUR aponta a Tunísia, Cote d’Ivoire e Líbia como países que encabeçam lista de requerentes de asilo em países industrializados; Afeganistão continua a liderar lista de solicitações em todo o mundo.

Os recentes conflitos no Norte de África  e nas regiões Oriental e Ocidental do continente têm gerado grandes crises de deslocamento forçado, aponta o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR.

O relatório “Níveis e Tendências do Refúgio em Países Industrializados”, divulgado esta terça-feira, em Genebra, indica que a Tunísia, com 4,6 mil pedidos, lidera a lista de países com maior número de candidaturas a asilo do continente.

Impacto
O segundo país é a Cote d’Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim, com 3,3 mil requerentes, seguido pela Líbia, com 2 mil. O informe aponta que o impacto dos conflitos nos pedidos de refúgio nos países pesquisados tem sido limitado.

Tal como nas pesquisas anteriores, o Afeganistão lidera a lista das solicitações com 15,3 mil candidaturas em todos os 44 países analisados no documento.

Aumento
No primeiro semestre deste ano, ocorreu um aumento de 17% nas solicitações de refúgio, o equivalente a 198,3 mil pedidos registados de 1º de Janeiro e 30 de Junho de 2011.

Até o final deste ano, o ACNUR prevê que os países desenvolvidos deverão registar cerca de 420 mil novos requerimentos.  A ser confirmado o número será o maior em oito anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: