África Subsaariana entre maiores afetadas por flutuações climáticas

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane 

Foto: PNUMA

A África Subsaariana e o Sul da Ásia apresentam as maiores flutuações climáticas do planeta, aponta um novo relatório das Nações Unidas.

Devido ao fenômeno, as regiões pobres aumentam, agravando os níveis de subnutrição e instabilidade, indica o estudo “Terras Áridas Globais: A Resposta do Sistema da ONU”.

Desertificação
O lançamento do relatório decorreu, esta quinta-feira, na cidade coreana de Changwon, na 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.

Segundo aponta, anualmente, a degradação das terras áridas custa aos países em desenvolvimento entre 4% a 8% do seu Produto Interno Bruto. O uso insustentável da terra e da água são apontados como causas da degradação de desertos, pradarias, savanas e terras áridas.

Países em Desenvolvimento
Juntas, as terras degradadas cobrem cerca de 40% da superfície do planeta da qual dependem 2 mil milhões de pessoas, sendo 90% habitantes de países em desenvolvimento.

Achim Steiner, diretor executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, disse que o potencial para melhorar o armazenamento de carbono em florestas de terras áridas e medidas de mitigação e adaptação ao clima, particularmente em África serão o centro do Dia Mundial da Floresta.

O relatório da ONU recomenda o aumento do investimento em terras áridas, o reforço dos laços entre ciência e a política e a diversificação dos meios de  subsistência das  comunidades.

As medidas devem resultar no alívio da pressão sobre os recursos naturais para que seja realizado o potencial das terras áridas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: