Denunciam uso de cárceres para reter indocumentados

Fonte: Prensa Latina

Ativistas de direitos humanos nos Estados Unidos denunciaram hoje o uso de cárceres para alojar a imigrantes indocumentados ou solicitantes de asilo, quem esperam por uma decisão governamental sobre sua deportação.

Segundo membros da Organização Human Rights First, ainda que o território do norte conta com ao menos 250 instalações para albergar a essas pessoas, 50 por cento dos detentos por problemas migratórios são deslocados às penitenciarias , onde convivem com criminosos.

Diversas informações coincidem em que o restante dos presos em centros de detenção são submetidos a um regime similar ao das prisões, o qual inclui uso de uniformes, pouca liberdade e a proibição de contato físico durante as visitas de familiares ou parentes.

Ante essa realidade, representantes do Programa de Proteção de Refugiados de Human Rights First exigiram à Agência de Imigração e Controle de Alfândegas (AICA) condições de reclusão menos agressivas e com maior segurança para essas pessoas.

Ao mesmo tempo, especialistas em assuntos migratórios e ativistas solicitaram alternativas para estrangeiros presos por falta de papéis legais, sem registros criminosos; solicitantes de asilo e outros com residência, mas com delitos menores.

Cifras da AICA indicam que no ano passado foram deportadas 393 mil pessoas, enquanto para 2011 a entidade propôs elevar as repatriações a 404 mil.

Assim mesmo as estatísticas referem um total de 126 óbitos entre 2003 e neste ano, de imigrantessob custodia do organismo governamental.

A solução à situação dos 12 milhões de indocumentados que vivem nos Estados Unidos persiste hoje como uma das promessas pendentes do presidente, Barack Obama, quem aspira a se reeleger por um segundo mandato nas eleições de 2012.

mmd/oda/sc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: