ONU preocupada com direitos de minorias religiosas e étnicas no Irã

Fonte: Rádio ONU

Por Mônica Villela Grayley

 

Christine Chanet

 

Membro da comissão que analisa o tema, Christine Chanet, falou sobre casos de “discriminação e prisões”, além do aumento de execuções no país.

Uma Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas afirmou que está preocupada com casos de discriminação e detenções de membros de minorias religiosas e étnicas no Irã.

O grupo, que tem como tarefa examinar o cumprimento, pelo país, de tratados de direitos humanos internacionais, informou que o número de execuções tem aumentado em território iraniano.

Pena de Morte

Um membro da Comissão, Christine Chanet, disse que são “perturbadores” os casos de discriminação e prisão de membros de minorias religiosas e étnicas, além de homossexuais.

Um outro fator de preocupação são as sentenças de pena de morte aplicadas contra jovens. Em muitos casos, a definição do tipo de crime ou delito praticados é feita de forma “vaga”.

A Comissão é formada por um grupo de especialistas independentes. O Irã ratificou o Tratado Internacional sobre Proteção Civil e de Direitos Políticos em 1976. Mas o país só apareceu em frente à Comissão, no mês passado.

De acordo com Christine Chanet, os representantes iranianos não responderam a pergunta sobre a pena de morte no país, e aparentaram embaraço ao serem questionados sobre outros temas.

Ela disse que outra pergunta, para a qual não obteve resposta, foi a questão do apedrejamento como forma de punição no Irã.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: