António Guterres dirige-se ao Conselho de Segurança sobre deslocados e mudança climática

Fonte: Rádio ONU

Por Susete Sampaio

António Guterres

Alto Comissário da ONU para Refugiados está em Nova Iorque para encontro nesta quarta-feira; ele defende que mudança climática e deslocamentos detêm relação de causa-efeito.

O alto comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, fala ao Conselho de Segurança nesta quarta-feira, em Nova Iorque, sobre o estado e causas dos deslocamentos de pessoas.

De acordo com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, existem 43,5 milhões de habitantes em todo o mundo que foram forçados a sair das suas cidades de origem.

Números
Esse número inclui 15,4 milhões de refugiados, 27,5 milhões de deslocados internos devido a conflitos e cerca de 850 mil que buscam asilo. No entanto, esta soma não inclui os sem-Estado, um grupo suspeito de agregar até 12 milhões de pessoas.

Mudança climática
Guterres vai centrar o seu discurso na relação entre mudança climática e deslocamentos. Segundo o ACNUR, a seca, a fome, a desertificação e os movimentos de população em massa, podem ser causas de insegurança e conflitos.

O alto comissário também deverá ressaltar o impacto do aumento do nível do mar em países de baixa altitude, o que poderá afetar a cidadania dos habitantes desses Estados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: