Retomado processo de repatriamento de refugiados angolanos na RDC

Fonte: Angola Press

O processo de repatriamento voluntário e organizado de refugiados angolanos na República Democrática do Congo (RDC), interrompido no dia 22 de novembro último, foi retomado nesta sexta-feira, 2 de dezembro, com a chegada a Mbanza-Kongo (Zaire) de 223 compatriotas.

 
De acordo com a diretora provincial da assistência e reinserção social, Madalena das Dores, que avançou a informação hoje (sábado) à Angop, 67 famílias foram transportadas por um comboio rodoviário, a partir da comuna fronteiriça do Luvo, 60 quilômetros a norte da cidade de Mbanza-Kongo.
 
Lembrou que, em Mbanza-Kongo, os regressados estão a ser acomodados no centro de trânsito do Kiowa, onde o Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars), em coordenação com o governo provincial, criou as condições de alimentação, assistência médica, transporte e registo civil.
 
“No máximo eles permanecem três dias no centro de trânsito, para depois serem transportados para as sua zonas de origem”, explicou.
 
O processo de repatriamento voluntário e organizado de refugiados angolanos na RDC registou há dias um interregno devido à situação política (eleições) que aquele país vizinho realizou.
 
Desde o início da operação, a 4 de novembro do ano em curso, 1.263 refugiados angolanos na RDC já regressaram ao país, através do posto fronteiriço do Luvo, município de Mbanza-Kongo.
 
Semanalmente, o Ministério da Assistência e Reinserção Social em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) realiza dois comboios rodoviários para a transportação dos refugiados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: