Agência da ONU divulga dados sobre tráfico de seres humanos pelo mar

Fonte: Rádio ONU

Por Mônica Villela Grayley

Foto: ACNUR

De acordo com Unodc, pelo menos mil pessoas perdem a vida todos os anos, mas outras organizações estimam que o número real pode ser muito maior.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, afirmou que pelo menos mil pessoas morrem todos os anos em travessias pelo mar, vítimas do tráfico de seres humanos.

O dado foi divulgado, nesta segunda-feira, para marcar o Dia Internacional dos Migrantes, comemorado no fim de semana.

Recomendações
No estudo, o Unodc sugere uma série de recomendações para fortalecer o combate ao crime. De acordo com outras organizações, o número de vítimas fatais pode ser ainda maior.

Segundo a Comissão Internacional Católica para Migração, somente nos primeiros meses deste ano, cerca de 2 mil pessoas tinham perdido a vida no mar ao tentar entrar em outros países, principalmente da Europa.

Em maio, 61 passageiros de um navio no Mar Mediterrâneo morreram desidratados. O diretor-executivo do Unodc, Yuri Fedotov, disse que ações eficientes devem tratar do tema levando em conta as questões do desenvolvimento e da pobreza.

Justiça
Com o controle das fronteiras e a dificuldade de imigrar, muitas pessoas estão apelando a redes criminosas para entrar em países estrangeiros.

O chefe do Unodc pediu aos países que cooperem entre si e levem os criminosos à justiça.

Fedotov também disse que os países-membros que ainda não ratificaram e implementaram o Protocolo sobre Tráfico de Seres Humanos devem fazê-lo o quanto antes. O Protocolo é parte da Convenção das Nações Unidas sobre Crimes Transnacionais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: