Iraque adia até abril fechamento do campo de Achraf

Fonte: AFP

A ONU e as autoridades iraquianas estiveram negociando para encontrar uma saída pacífica para a crise (12/12/11) (Foto: Jim Watson/ AFP, File)

O Iraque decidiu atrasar até abril o fechamento, inicialmente previsto para o fim do ano, do campo de Achraf, que abriga cerca de 3.300 refugiados iranianos, anunciou na quarta-feira o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki.

“O secretário-geral da ONU sugeriu ao governo iraquiano que atrasasse (o fechamento do campo) (…) e aceitamos”, declarou Al-Maliki em uma coletiva de imprensa, apesar de ter afirmado recentemente à AFP que a decisão de fechar o campo no dia 31 de dezembro era “irreversível”.

Há várias semanas, as Nações Unidas e as autoridades iraquianas estiveram negociando para encontrar uma saída pacífica para a crise.

O departamento de Estado americano comemorou a decisão. “Estamos satisfeitos de ver que o governo iraquiano dará um pouco mais de tempo e que cooperam particularmente bem no âmbito do processo da ONU”, declarou em Washington a porta-voz da diplomacia americana, Victoria Nuland.

O campo de Achraf, no norte de Bagdá, é controlado pela Organização de Mujahedins do Povo Iraniano (OMPI), principal integrante do Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: